Melhores Filmes de Terror… Dos últimos 10 anos

Desde novo que sou um grande apreciador de filmes de terror, adoro entrar na pele das personagens e pensar na atitude que eu teria se estivesse perante a situação deles ao serem perseguidos por um psicopata ou assombrados por algo assustador, apesar de ser fã deste género de filmes sou um pouco seletivo na minha escolha, para mim um filme de terror não se pode limitar somente a sangue, violência ou a possessões e exorcismos, também deve ostentar uma trama que me envolva e me faça sentir aquilo que os personagens estão a sentir, é por isso que selecionei 8 dos melhores filmes de terror mainstream que assisti.

Atenção, o top encontra-se estruturado de forma aleatória:

Evil Dead (2013)

Não gostei dos filmes originais por serem demasiado ridículos, contudo atrevo-me a referir que este é um dos melhores remakes que assisti porque é sensacional em todos os níveis, provavelmente é a obra cinematográfica com o argumento mais “fraquinho” desta lista mas é sem dúvida o filme com mais violência e plot twists, creio que nem toda a gente concorde com a minha opinião pois é o típico filme que se ama ou se odeia. A trama gira em torno de Mia, uma jovem que se reúne com os amigos na sua casa de infância para fazer uma desintoxicação, eles descobrem um livro que ao ser lido invoca um demónio que os irá possuir um por um.

Hostel 2 (2007)

Esta obra deve ser do conhecimento geral, tanto no filme de 2005 como na sua sequela de 2007 seguimos um grupo de amigos na Europa que se vêem capturados para servirem de entretenimento num clube de tortura europeu. Apesar de serem ambos muito semelhantes, considero a sequela superior ao original pelo motivo de arriscar mais em todas as cenas, seja ao nível das reviravoltas na trama e da mesma forma que as personagens da sequela são mais elaboradas que as do filme original. Várias fontes dizem que Eli Roth, realizador dos dois filmes, se baseou numa lenda europeia para a produção deste filme, ou seja, supostamente de acordo com a lenda estes clubes de tortura existiram/existem mesmo. Saliento que “Hostel” ou “Hostel 2” são filmes carregados de violência extrema por isso não é aconselhado para qualquer tipo de espectador.

The Conjuring (2013)

Para mim este seria consideravelmente o melhor filme de terror da lista,  esta obra baseada em factos verídicos (não é mentira, a trama desta película aconteceu MESMO) acompanha uma família nos anos 70 que é assombrada por uma entidade, com assombrações cada vez mais fortes eles decidem recorrer à ajuda dos Warren, um casal de investigadores paranormais. “The Conjuring” tem cenas realmente perturbadoras que fazem o indivíduo mais cético pensar se tudo aquilo que está a ver aconteceu mesmo, no nível técnico também está formidável, é um filme com o selo de qualidade e para quem não sabe o sucesso foi imenso que a crítica aclamou-o de o “The Exorcist” do século XXI e o sucesso foi tão enorme que garantiu a produção de uma sequela com estreia prevista para 2016… Ah! E o realizador deste filme é o mesmo de “Fast Furious 7”.

The Cabin in The Woods (2012)

Se existisse prémio para o filme mais original de sempre, “The Cabin in the Woods” venceria-o sem qualquer problema, nele seguimos a história cliché de um grupo de amigos que vão para uma cabana, eles lêem um livro qualquer que ressuscita os mortos e pufff… De repente estão rodeados por vários zombies saloios. Vocês estão a ler isto e a pensar que o filme é extremamente ridículo mas enganam-se, nesta obra prima TUDO pode acontecer, estou a tentar não fazer spoiler portanto o melhor a fazer é verem o filme e deixarem-se surpreender. O único defeito que consigo atribuir é ao seu final que não deixa espaço para a sequela que devia existir.

The Hills Have Eyes (2006)

Baseado num remake que nunca vi, descreve a história de uma família que viaja pelo deserto dos EUA, eles sofrem um acidente e são obrigados a pernoitar no deserto enquanto que são observados por um grupo de mutantes canibais ansiosos por saciarem a sua fome. Seguramente que “The Hills Have Eyes” foi um dos filmes mais perturbadores que assisti, nele não seguimos um grupo de adolescentes loucos por sexo e drogas mas uma família normal, é esse o factor que nos faz ficar nervosos pelo destino de cada um dos elementos desta família e nos faz questionar até que ponto seríamos capazes de tentar salvar aqueles que amámos, apesar de ter um inicio lento, a trama explode aos 50 minutos num frenesim de violência psicológica e de mutantes assustadores.

REC (2007)

Ao oposto daquilo que muitos pensam, não foi “Paranormal Activity” o responsável pela moda de filmes de terror found footage (documentários falsos), esta moda é um reflexo do sucesso mundial do filme “REC” realizado por “nuestros hermanos”, nele assistimos a uma reporter televisiva que acompanha um grupo de bombeiros para uma missão de urgência num prédio espanhol, porém o prédio esconde algo tenebroso e assustador. Existem várias sequelas desta película mas nenhuma supera o original, assustador, realista e inesperado são os segredos de “REC”.

Insidious (2011)

Considerado por muitos como o “Inception” dos filmes de terror, “Insidious” revela a história de uma criança que inesperadamente entra num coma profundo que nem mesmo os médicos conhecem a razão que gerou o coma, enquanto isso, a família apercebe-se de estranhas assombrações na sua habitação, como último recurso decidem recorrer a uma medium e percebem que não é a casa que está assombrada mas sim o corpo do seu filho. O argumento está repleto de originalidade, tem situações bizarras e interpretações bastante boas, teve uma sequela em 2013 que apesar de ser interessante e concluir a trama deste filme não ostenta os mesmo padrões elevados de qualidade.

The Purge: Anarchy (2014)

O que farias se uma vez no ano todo o crime fosse legal? Esta é a premissa do filme, aqui seguimos um grupo de sobreviventes que tentam a todo custo sobreviverem na rua durante a noite de crime, enquanto que os cidadãos oriundos de classes sociais altas expurgam os pobres com o intuito de limparem a sociedade e em busca da criação de um utopia. Se gostam de “The Hunger Games” vão adorar “The Purge: Anarchy”, se não gostam vão adorar na mesma, esta é a sequela de um filme lançado em 2013 mas demonstra-se num dos raros casos em que a sequela é extremamente superior ao original.

E vocês, quais são os vossos filmes de terror favoritos lançados nos últimos 10 anos?

Nota: Em breve irei publicar “Melhores Filmes de Terror… Que quase ninguém viu”.

Anúncios

4 thoughts on “Melhores Filmes de Terror… Dos últimos 10 anos

  1. Já vi os oito filmes. Na minha opinião “The Conjuring”, “Insidious”, “The Purge: Anarchy” e “The Hills Have Eyes” são francamente bons. Este último tornou-me fã do realizador Alexandre Aja, que depois realizou outros filmes de terror como “Mirrors”, “Piranha 3D” e “Horns”, que está agora nos cinemas. Achei “The Cabin in Woods” um filme sem pés nem cabeça, é sem dúvida o que menos gosto. Os restantes, para mim, são medianos. Uma pequena correção: não foi “REC” o responsável pela moda de filmes de terror found footage (quando muito, esteve na origem do seu ressurgimento). O filme que consagrou este subgénero, talvez já tenhas ouvido falar, foi “The Blair Witch Project”, que estreou em 1999. Já agora, nunca tinha vindo à tua página, mas guardei-a logo nos favoritos quando vi o título deste artigo. Não há maior fã de terror do que eu. E peço desculpa pelo testamento 🙂

    Liked by 1 person

    • Primeiro deixa-me agradecer-te pelo teu comentário.
      Quanto ao REC eu sei que “Cannibal Holocaust” e “The Blair Witch Project” foram os pioneiros no estilo found footage contudo creio que foi o sucesso de REC responsável por esta vaga de filmes do género 🙂

      Abraço

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s