Como será o nosso Instagram quando formos mais velhos?

Há uns dias atrás decidi ver as minhas fotos todas no “Instagram” para refletir o quanto mudei imenso desde 2012, fiquei com uma sensação de constrangimento ao ver a minha cara ou algumas poses ridículas em determinadas fotos. Logo após isso, fui ao feed de notícias e deparei-me com uma rapariga da minha idade ou até mesmo mais velha do que eu numa pose em que se notava um enorme esforço em ser provocante, mas o resultado final ficou enfadonho. Então, uma dúvida sem resposta surgiu na minha cabeça: “Como se vão comportar os atuais jovens daqui a 40 anos no Instagram?”
Ninguém consegue advinhar o futuro, a tecnologia está em evolução constante e esta aplicação social até pode deixar de existir futuramente ou até mesmo substituída, contudo se fizermos um esforço mental, podemos prever de certa forma como serão os atuais “Instagramers” dentro de 40 anos.

Para a interpretação do post se tornar mais compreensível irei dividir os futuros Instagramers (utilizadores do Instagram) em 3 categorias:

  • Os que vão eliminar o Instagram: Eliminarão esta rede social porque não vão ver nenhuma utilidade em partilhar selfies ou porque já não frequentam festas “potentes”;
  • Os que vão fotografar paisagens e comida:  Vão ser os utilizadores de fim de semana, simplesmente irão tirar fotos às paisagens do seu passeio de Domingo, algumas imagens dos netos, e claro que não poderá  faltar o almoço caseiro em família;
  • Os que vão continuar a comportar-se como jovens do secundário: Estes vão abusar do seu espírito jovem em excesso e é provável que publiquem fotos que ninguém quer ver… Imaginem uma foto da vossa tia ou avó com roupas minúsculas, a fazer “duckface” e com a legenda “passaram-me pimenta, só pega sem aguenta“, seria horrível, não seria? Ou pensem num velhote sem camisola a mostrar os seus “músculos”  e a fazer comentários em fotos de raparigas mais novas;

Num contexto mais sério, apesar de ser bastante ativo no Instagram não me imagino a utilizar a rede social quando for mais velho, não consigo explicar de forma concreta mas esta parece uma rede social direcionada para os jovens que partilham imagens de tudo o que vêem e até do que nunca viram. Existem adultos de 40 ou 50 anos registados mas dificilmente publicam alguma coisa.
Atenção que não estou a repugnar as pessoas mais velhas, até porque acredito que todos devem ter um espírito jovem e ativo mas existem coisas que são postas de lado à medida que o tempo avança. Não digo que devemos abandonar o Instagram e deixar de partilhar os nossos momentos, podemos partilhar tudo o que quisermos mas ter uma noção daquilo que estamos partilhar. Isto aplica-se no futuro assim como no presente, há muitos jovens da nossa idade que não pensam naquilo que estão a partilhar e consequentemente na imagem que fazem transparecer nas redes sociais, mas cada um é livre de fazer o que quiser.

Hoje publicámos fotos em festas loucas, alguns ficam nus em frente do espelho, outras a mostram o rabo, em breve isso será diferente. Temos de evoluir conforme o tempo avança.

Deixe uma Resposta

