ENM 2015 – Erasmus National Meeting

Hey,
Como vocês entenderam, tenho estado deveras ausente do blog por falta de tempo. São imensos os motivos que absorvem o meu tempo, como por exemplo: aulas, família, amigos, estudo e a ESN. Para quem desconhece, a ESN é uma organização sem fins lucrativos que objetiva a integração dos estudantes de Erasmus (estudantes estrangeiros) no ambiente universitário e no país em que estão a estudar. Eu faço parte de um grupo de voluntários da ESN Minho que se dedica a inúmeras tarefas para esse público, neste momento estou no departamento recreativo, no qual ajudo na produção de festas e também sou o fotógrafo de vários eventos. Mas ok, um dia escrevo um post a explicar mais profundamente o que é a ESN e até vos mostro algumas da inúmeras atividades espetaculares que organizámos… Ah, quero dizer orgulhosamente que a secção da ESN em que estou inserido foi declarada como a melhor de toda a Europa. 🙂

Uma das oportunidades que a ESN Minho me proporcionou foi ter a hipóteses de ir ao “ENM” (Erasmus National Meeting), neste evento localizado em Tavira, vários estudantes estrangeiros que se encontram a fazer mobilidade em Portugal se encontram para se conhecerem num clima de festa durante 72 horas.
As minhas expetativas para estes 3 dias eram grandes, esperava festa e a hipóteses de conhecer pessoas novas, mas o resultado final explodiu totalmente com o que eu esperava, aquilo foi ABSOLUTAMENTE ÉPICO, imaginem o “Project X” numa piscina ou aquelas festas loucas do “American Pie” ou do “Spring Breakers”.

DAY 1

Cheguei a aldeamento em Tavira por volta das 8h da manhã depois de uma viagem de autocarro horrível sem dormir, eu e o meu grupo tivemos de fazer o check in e de ajudar no que fosse necessário com os Erasmus de Braga, acabei por finalmente cair na cama do meu apartamento no aldeamento às 11h da manhã. 14h acordo, vesti a primeira coisa que me apareceu na mala de viagem e corri para apanhar o último autocarro para a zona de festa. As festas eram todas situadas na zona do outro aldeamento onde estavam mais estudantes e ESNers de outras zonas do país.

Welcome to #ENM 🙂 😉 #Algarve #SpringBreak #ESN

A post shared by Pedro (@pedroquintaoo) on

Se a memória não me falha nunca estive num ambiente festivo tão bom e único como a “Pool Party”, esta festa foi ótima para começar a conhecer novas pessoas e aprofundarmos laços com outras. À exceção daqueles temas de kizomba habituais, os DJs foram fenomenais, o set parecia vindo daquelas college parties americanas repletas de música eletrónica que criam uma atmosfera louca e espetacular. Tentei fechar os olhos e descansar cerca de 1h em cima da toalha mas não resisti e deixei o sono para outra altura.
À noite organizaram a “Graffiti Party”, o conceito não era nada de novo, tínhamos de escrever qualquer coisa nas camisolas de outras pessoas e arriscarmos a ter o nosso corpo totalmente escrito por outros estudantes. Para o meu bem, penso que é melhor não mostrar o resultado final da minha t-shirt.

First day was so crazy with the best people 😂😃 #ESNminho #ENM

A post shared by Pedro (@pedroquintaoo) on

DAY 2

Lembro-me que dormi pouco mais de 3h na noite passada, podia perder o tempo a descansar e a recompor o sono mas preferi entrar no autocarro com outros estudantes e voluntários da ESN e visitar o parque aquático “Slide and Splash”. Confesso que o tempo neste dia não se demonstrou favorável, o céu estava nublado e o clima era frio, preferi aproveitar o tempo para conversar com colegas e para passear pelo parque até que me deparei com algo impensável. Todos os meus amigos sabem que tenho fobia a cobras, principalmente daquelas compridas e finas que se encontram na berma da estrada durante o verão. Então, enquanto visitava o parque assisti a um show de répteis e decidi confrontar o meu medo, confesso que não foi fácil mas também não foi tão complicado como esperava, a pele de cobra é totalmente diferente de qualquer outra coisa que tenha tocado.
O dia no parque aquático foi longo, mas no final da tarde organizaram uma sunset party com MUITA animação.

Estou a perder o medo que sentia por elas eheh 🐍👍 #ENM #Snake #WaterPark

A post shared by Pedro (@pedroquintaoo) on

2nd day in #ENM 😁😸 (posted by: @esnminho)

A post shared by Pedro (@pedroquintaoo) on

No final do dia, tivemos a “Glow Party” com o subtema “Less is better”, que basicamente consistia em nos vestirmos com o mínimo de roupa e pintarmos a nossa cara com tintas fluorescentes. Apesar de ter desfrutado pouco dessa noite, foi ótima para conhecer novas caras.

Glow party is so crazy!! 😂😉 #ENM #SpringBreak

A post shared by Pedro (@pedroquintaoo) on

2nd day in #ENM 😸😸 #GlowParty #ESNminho

A post shared by Pedro (@pedroquintaoo) on

DAY 3

Era o último dia de festa, sentia-me como se fosse o último dia antes do apocalípse, o ENM era uma espécie de paraíso sem obrigações e somente com diversão, ninguém queria regressar ao mundo real para termos de assumir responsabilidades e voltar a estudar. Por isso, decidi aproveitar cada segundo desse dia, acordando mais uma vez com poucas horas de sono, voltei a vestir uma t-shirt qualquer, peguei numa camisa como precaução caso ficasse mais frio e entrei num pequeno e lento comboio que nos levava do aldeamento até à praia do Barril em Tavira.
Enquanto alguns jogavam voleibol de praia e outros tomavam banhos de sol, aproveitei essa tarde para falar e me despedir de algumas pessoas novas que conheci naqueles dias (porque tinha quase a certeza de que muitas dessas pessoas não iam aguentar até à festa de encerramento), no final do dia houve uma sunset, que mais uma vez foi excelente apesar de não ser tão boa como a sunset party do primeiro dia.

🐚A camel in the desert 🐫 hahaha

A post shared by Pedro (@pedroquintaoo) on

The party train 😉🚂 #ENM

A post shared by Pedro (@pedroquintaoo) on

O sol desaparecia no horizonte e uma sensação de nostalgia pairava no ar, estava a ser tudo brutal, todos queríamos mais dias e aproveitar ainda mais cada momento.
A festa da noite tinha como tema “College Party” e tal como o nome indica o dress code era indumentária colegial, Vesti-me a rigor, tomei 1 ou 2 shots e fui para o apartamento de 1 Russo, 1 Brasileiro e 1 Turco que são meus colegas em Braga, eles estavam a dar uma festa. Entrei na casa deles e não estava quase ninguém, bebi mais um pouco e decidi sair um pouco até que tocam à campainha, estudantes de Braga começaram a entrar com mais bebidas e depressa tivemos convidados de Lisboa, Algarve, Porto e etc… Que literalmente explodiram com a festa.
Estava na hora de apanhar o autocarro, a “College Party” estava ao rubro e cheia de boa energia e durou até aos primeiros raios de sol surgirem. Foi pena tudo passar tão rápido.

Ready to the #college 📚🎉 #ENM

A post shared by Pedro (@pedroquintaoo) on

This was the 3rd day of #ENM!

A post shared by Pedro (@pedroquintaoo) on

Vou terminar mesma forma que iniciei este post, não tenho tempo para o blog, talvez só volte a escrever aqui em Junho, a ESN tem esgotado o meu tempo… Mas é uma experiência que está a valer 100% a pena! É indescritível a sensação de conhecer gente nova e de a poder ajudar com grandes dificuldades que são mínimas para nós. Aconselho a todos os leitores que se encontram ou que tencionam envergar no ensino superior a prestar serviço de voluntariado na ESN. Não custa nada, é espetacular, e mostra-nos um mundo diferente do qual estamos habituados. 😉

Deixe uma Resposta

